Olá amigos e amigas fãs dos anos 80, quando falamos da banda Dexys Midnight Runners certamente o que vem em nossas mentes são definições de multifuncionalidade, ou seja, um grupo que consegue mesclar diversos gêneros, entre eles o pop, soul, Folk britânico, rock e a marcante New Wave. Eles estiveram em atividades entre os períodos de 1978 à 1986.
Após um hiato de 17 os mesmos voltaram a se reunir, fato que ocorreu em 2003 e continuam juntos até os dias atuais. O single Come Eileen surgiu como uma explosão ao Dexys, fato que ocorreu em 1982. Tanto sua música quanto o clipe chamam atenção, e é devido ao vídeo dessa canção que os próximos parágrafos serão preenchidos.
Esse hit foi o que os lançou ao sucesso. Nas paradas de sucesso do Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda e Austrália essa música foi líder absoluta de aceitação, conseguindo disco de platina na terra da rainha. No ano seguinte adquiriu o prêmio de melhor single britânico através do Brit awards 1983.
O clipe foi dirigido pelo cineasta londrino Julien Temple. Algo interessante que podemos observar na execução de tal curta metragem (Clipe) são os violinos que soam como base para a música, propositalmente foi introduzido elementos do folk irlandês. Seria esse comportamento uma forma dos britânicos tentarem um "cessar-fogo" com os militantes e membros do IRA? Outra ação de Temple foi colocar como "Eileen", a cantora Máire Fahey, ex-vocalista do Bananarama. As filmagens ocorreram em Londres. As fotografias do vídeo nos remetem a algo envolvente e peculiar que sempre nos fizeram amar a capital inglesa, com seu charme e particularidade. O saudosismo nos contagia sempre que assistimos Come Eileen, pois sua simplicidade a torna sofisticada.
Algumas emissoras britânicas e americanas, caso do Channel Four e VH1 respectivamente, resolveram eleger os melhores singles de todos os tempos que conseguiram ficar por muito tempo na 1ª posição da Billboard. Pelos ingleses o single figurou na 38ª colocação em uma lista com 100 músicas, já através dos ianques a marca foi a 3ª colocação entre 100 hits escolhidos por fãs e especialistas.
A seguir algumas paradas musicais mundiais entre 1982-1983 e a colocação de Come Eileen:
Paradas (1982–1983) Posição
Australia (Kent Music Report)......................1
Austria (Ö3 Austria Top 40)..........................9
Belgium (Ultratop 50 Flanders).....................1
Belgium (VRT Top 30 Flanders)...................1
Canada (RPM 50 Singles)............................2
France (SNEP)............................................5
Germany (Media Control AG).......................6
Ireland (IRMA).............................................1
Netherlands (Dutch Top 40)..........................4
Netherlands (Mega Single Top 100)..............7
New Zealand (Recorded Music NZ)...............1
South African Chart.......................................1
Switzerland (Schweizer Hitparade)................1
UK Singles (Official Charts Company)............1
US Billboard Hot 100....................................1
US Billboard Hot Adult Contemporary..........31
US Billboard Hot Mainstream Rock Tracks.....6
Já foi o tempo que grandes trabalhos conseguiam reconhecimento da crítica especializada... O cartel que muitas gravadores se submetem é preocupante. O música européia dos anos 80 se destaca devido seus artistas conseguirem de forma independente a comercialização e gravação de suas faixas. Hoje estamos a mercê do mercado, do péssimo gosto e "lunaticidades" do sistema, pois é uma realidade a crise cultural em esfera global. O lado bom é que não precisamos mais atravessar o Atlântico pois todo sábado temos um point 100% anos 80 e que sempre rola Come Eileen, do Dexy Midnight Runners.